Bio
Edinho Queirós começou em uma roda de samba infanto-juvenil de grande sucesso em Macau aos 13 anos. Com o passar do tempo, a roda de samba evoluiu para o conjunto musical, introduzindo guitarra elétrica, baixo e bateria, e recebeu o nome de Os Diplomatas.Porém, sua experiência mais marcante foi no Grupo Alcano do Recife, onde se tornou um membro importante de 1983 a 1987. Antes disso, residindo em seu estado natal, o Rio Grande do Norte, foi convidado a fazer parte do Alcano.
Em 1985, participou da gravação do vinil "Viajar" no Rio de Janeiro, onde interpretou três faixas, sendo a principal intitulada "Viajar", marcando também sua estreia como compositor nesse projeto.
A carreira solo de Edinho Queirós teve início em 1988, quando lançou seu primeiro vinil autoral, "Sabor de Uva". Em 1990, gravou seu segundo vinil autoral, "Diga pra Mim", ambos gravados no Rio de Janeiro.
Em 1994, deixou o Brasil e se mudou para Florença, na Itália, onde gravou um single chamado "Te Quero" de sua autoria, como parte do projeto Norby. Em 2000, lançou seu primeiro CD na Itália, intitulado “Macau”, em parceria com o letrista carioca Sérgio Natureza. Destaque para a música "Língua - O Instrumento", que foi classificada como favorita no Festival da Música Brasileira em São Paulo, onde competiu ao lado de Dominguinhos, Wagner Tiso, Toninho Horta, Jorge Vercillo e outros grandes artistas brasileiros. Jorge Vercilo é parceiro autoral de Edinho Queirós em uma faixa desse CD.
Participação em Festivais:
Edinho Queirós tem sido premiado em festivais de frevo recentemente. Em 2018, ganhou o terceiro lugar na categoria "frevo canção" com sua composição "Sabor de Rum Hortelã Café" no Festival Nacional de Frevo da prefeitura do Recife. Em 2019 e 2020, conquistou o primeiro lugar no mesmo festival na categoria "Frevo Canção" com "O Último Raio da Lua", uma colaboração com Xico Bizerra e João Netto, interpretada por Edinho Queirós.
Retorno ao Brasil e Projetos Posteriores:
Edinho Queirós retornou ao Brasil em 2004 e passou a morar no Recife para se reconectar com as raízes da música afro-pernambucana, como o Maracatu, Afoxé, ciranda e frevo. Em 2007, mudou-se novamente para o Rio de Janeiro. Em 2008, iniciou a produção e arranjos do CD "Se Vc Acreditasse em Mim", que levou três anos para ser concluído.
Em 2015, lançou o CD “Se Você Acreditasse em Mim” no Rio de Janeiro e no Recife, com a participação de Moreno Veloso. Também gravou o projeto "Mantropical" com o trio Mantropicalistas, composto por Edinho Queirós, Lila Shakti e Ananda, com letras em língua sânscrita, lançado pela indie records e universal music.
Em 2017, lançou o single de forró pé-serra "Saudade Doida", de sua autoria, com a participação de Santana o Cantador. Além disso, lançou a música "Coração Sonhador" em parceria com Gilson, com a participação de Cezzinha.
Recentemente Edinho lançou "Tilintando", single que une Galope, Rock e Frevo em Parceria com Chandramukha Swami.
Contato
contato@edinhoqueiros.com
Siga nas redes
NEWSLETTER
Inscreva-se e receba tudo sobre agenda, conteúdo, discografia e notícias.
(81) 9 9812-7276
Desenvolvimento: @vagalume.link